Nosso agradecimento ao Engenheiro Luis Morgado por autorizar a reprodução de seu artigo. [Linkedin]. Confira!
No inicio da minha carreira, como Engenheiro Projetista, tive a tarefa de dimensionar os parafusos de alta resistência operando com carga de tração. Uma estrutura da Usina Nuclear de Angra, isso na década de 80. A empresa que trabalhava utilizava os parafusos de alta resistência como talas de junções nas Pontes e Pórticos Rolantes, e nessa situação os parafusos não sofrem variações de cargas, somente a carga de pré-tensão, mas não é o que ocorre quando esses parafusos sofrem cargas de tração. Para desenvolver os cálculos estudei em casa a noite, e fiz um resumo do livro Elementos de Máquinas do Dobrovolski, que segue abaixo.
NOTAS IMPORTANTES:
1 - Reparem que a carga de tração P, aumenta o valor da pré-tensão, ou seja, não podem adotar os valores de pré-tensão da DIN ou outra norma, pois dependendo do valor, o parafuso em operação poderá quebrar.
2 - Se a carga de tração for variável, teremos que verificar o parafuso a fadiga, já que haverá variação de carga no parafuso.
3 - Importante verificar no gráfico deformação x força, que a carga de tração reduz a pressão na junta em V', se essa pressão chegar a zero, essa junta irá se soltar, portanto, esse cálculo é muito importante, não pode ser desprezado.
Conclusão: Após ter avaliado dimensionamento dos parafusos de um acoplamento rígido que operava em flexão (além da torção), de uma multinacional alemão, fiquei horrorizado, a engenharia tinha passado longe, e percebi a necessidade de repassar esse meu documento técnico particular, e como essa multinacional não deixa de ver os meus artigos, sei que estarei contribuindo e evitando possíveis acidentes.