Aujourd'hui, nous donnons un espace à Fábrica do Projeto à notre collègue Murilo Luciano Filho. Il y a quelque temps, il nous a présenté un projet très curieux et intéressant. Nous publions votre projet ici afin que vous puissiez, qui n'a pas peur de briser les paradigmes, aide à s'interroger, commentaire, clarifier! Suivez votre projet dans son intégralité, suas considerações e o desafio que nosso colega oferece a Você! (PARTICIPE: UTILIZE O COMENTÁRIO DO POST (Fim da Página) PARA EXPRESSAR SUA OPINIÃO E SEU PONTO DE VISTA)
Por Murilo Luciano Filho
Les gars, ninguém gosta de ser desafiado, mas todos gostam de vencer um, certo?
E aqui está um dos bons e bem aproveitáveis desafios da mecânica fina! Um problema atual do século XXI, mas que poderia ter 600 ans, ou bem mais!
Você é o convidado a resolver um belo caso e ser extremamente útil... não se trata de nenhum truque, ou quebra-cabeças barato!
Você é convidado a colaborar e usar seu talento... e com uma única condição: sem histeria, sem axiomas e totalmente sem hipóteses teóricas...
Venha com tudo, mas venha com uma descritiva racional e pragmática... com sua opinião técnica pessoal independente! Você é muito bom numa simulação e modelagem? Quer montar uma tese? Seja bem-vindo!
Sabemos há tempos que este tipo de coisa, pelas leis físicas, não funciona. Mas até agora ninguém conseguiu explicar porque uma ‘turbine à gravité’ conforme agora exposto e concebido, não é possível! Lembre-se de que a gravidade é uma coisa e que aqui se trata de um jogo de variação espacial... a variação de massa é conseqüência!
Outro nome é ‘Fractionnement et remplacement constant de masse’, ou FRCM, ou ‘avalanchedrive’. Nomes pretensiosos? Seja convidado a construir, ou a destruir, mas com a sua inteligência!
A sua compreensão do conceito é muito importante, portanto tente seguir a seqüência da matéria apresentada! Se Você não entender ao raciocínio, não conseguirá julgar por si mesmo.Qualquer duvida poderá ser discutida e esclarecida! O autor, o seu desafiante, dispõe de muitos, muitos, argumentos! Mas Você com certeza encontrará alguns outros!
A roda inferior - caso Você tenha alguma duvida relacionada a momentos e cargas – deverá ser considerada com 22 pontos de atraque, desde que as outras proporções gerais sejam mantidas.
As variantes de layout são infinitas, mas a aparência destes desenhos é principalmente esquemática e facilitadora do entendimento. Repare bem como a ‘velocidade de reposição’ surge proporcional e naturalmente pelo contorno, ou perímetro, da roda inferior.
Tudo que esta’ sendo mostrado é sério, limpo, sem pegadinhas e oficialmente de completo domínio publico.
Nada será comparável à emoção que você sentirá quando sacar do que realmente se trata e da utilidade do seu trabalho!
Ah, sim! Outra coisa! O autor tem certeza de que a coisa não trava... ao contrario, ele tem certeza de que ela, sob efeito de ‘g’,dispara...dai a necessidade de um certo tipo de carga...
EXPLICAÇÃO DO MECANISMO
FRACIONAMENTO E REPOSIÇÃO CONSTANTE DE MASSA
Murilo Luciano Filho
muarilou@uol.com.br
O esquema abaixo leva à concepção de um corpo, segmentado e articulado, que possa ser comparado consigo mesmo em duas condições diferentes: aberto e fechado, e quanto às grandezas relativas ao espaço longitudinal ocupado e peso relativo, conforme cada condição de confinamento.
Para facilitar a compreensão, uma lagarta hipotética: poderá ter 60kg por metro linear na condição recolhida, ou compactada, e 30kg por metro linear quando expandida, apresentando um desbalanceamento de 50%, se o parâmetro escolhido para a comparação for a ocupação longitudinal. No esquema acima, na balança, aparece outro exemplo de composição em que, com os pesos iguais, variam as alturas, ou as densidades volumétricas relativas.
O entendimento correto do sistema requer uma seqüência de três composições. No próxima imagem abaixo, no esquema ‘’A’’, vemos uma coluna da lagarta comprimida e canalizada, atracada a uma roda dentada e fixa, pelos vértices do lado direito. A lagarta flui, por gravidade, enquanto os ângulos dos seus vértices esquerdos são abertos e travados – observe as travas ‘’automáticas’’.
No esquema ‘’B’’, repete-se o fluxo de ‘’A’’, mas com a formação de um ângulo de 135° em relação à vertical. A abertura dos ângulos nos vértices à esquerda é natural, pela conformação semi-circular da lagarta em sua ‘’queda’’. Os vértices da direita assumem uma reta ao serem liberados da roda dentada. Desconsiderando-se a aceleração, o movimento cessa ao ser alcançado o equilíbrio entre as concentrações de massas nas duas colunas.
Em ‘’C’’ observa-se basicamente o mesmo comportamento em ‘’A’’ e ‘’B’’, mas fica bem mais evidente o direto confronto entre as massas dirigidas pelas colunas (Na determinação do diâmetro da roda dentada poderão ser escolhidas dimensões favoráveis à aplicação de forças diferentes, já que esse diâmetro simula o mecanismo dos fulcros de uma báscula simples).
Fica fácil a verificação de que os pesos de cada lado ao se equalizarem terão alturas diferentes, onde a lagarta expandida manterá maior cota, em relação direta. Par exemple, a coluna à esquerda terá 1 metro com peso 100 e a da direita, teoricamente, 2 metros com o mesmo peso 100.
A queda da coluna contraída, como um êmbolo, poderá ser arranjada e será diretamente aumentada ao ser expandida no perímetro da roda, por força de queda, proporcional ao desbalanceamento inicial.
O esquema elíptico abaixo mostra como ficaria o dispositivo da hipótese ‘’C’’ se houvesse uma derivação da coluna mais leve, ou menos densa, para a esquerda, ‘’realimentando’’ o potencial maior...
O autor opina que o sistema irá disparar sem interrupção e por ação da gravidade, a ponto de que seja necessária a colocação de uma ‘’carga’’ no eixo da roda dentada, inferior.
Qualquer técnico é convidado a opinar sobre onde, e porque, irá haver o travamento desse sistema em fechado em elipse.
A foto a seguir mostra somente uma parte da lagarta de 120 kg, referente ao primeiro protótipo. Observar as articulações repetitivas e as travas de armação das aberturas. Cada um dos vértices é formado com pesos duplos, como se fossem pequenos halteres.
Murilo Luciano Filho
muarilou@uol.com.br
Algumas Imagens:
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